História da Santa Igreja Ortodoxa

A Igreja Ortodoxa é formada pela comunhão plena de diversas jurisdições eclesiásticas autocéfalas (mais a Igreja Ortodoxa na América, apenas parcialmente reconhecida) que professam a mesma fé e, com algumas variantes culturais, praticam basicamente os mesmos ritos. O chefe espiritual das Igrejas Ortodoxas é o Patriarca de Constantinopla, embora este seja um título mais honorífico, uma vez que os patriarcas de cada uma dessas igrejas são independentes. Desta forma, diz-se que o Patriarca de Constantinopla é o primeiro entre iguais. A maior parte das igrejas ortodoxas usa o rito bizantino.

Para os ortodoxos, o chefe único e líder da Igreja, e sem intermediários, representantes ou legatários, é o próprio Jesus. A autoridade suprema na Igreja Ortodoxa é o Santo Sínodo, que se compõe de todos os patriarcas chefes das igrejas autocéfalas e dos arcebispos primazes das igrejas autônomas.

A autoridade suprema regional em todos os patriarcados autocéfalos e igrejas ortodoxas autônomas é da competência do Santo Sínodo local. Uma igreja autocéfala possui o direito a resolver todos os seus problemas internos com base na sua própria autoridade, tendo também o direito de remover qualquer dos seus bispos, incluindo o próprio patriarca, arcebispo ou metropolita que presida esta Igreja.





Ajude as missões ortodoxa da nossa eparquia presente em Petrolina e toda Região do Vale do São Francisco

AG: 2991 OP: 013 CONTA:00057852-1

BANCO CAIXA ECONOMICA FEDERAL

ESTA CONTA SE ENCONTRA PROVISORIAMENTE NA CONTA DE JOSÉ FRANCISCO RODRIGUES 

DESDE JÁ AGRADECEMOS A SUA COLABORAÇÃO EM PROL DA EVANGELIZAÇÃO E DAS OBRAS E PROJETOS DA NOSSA SANTA IGREJA PRESENTE AQUI EM PETROLINA E TODA REGIÃO DO VALE DO SÃO FRANCISCO

CONTATOS: rodrigues542008@hotmail.com

celular: 71 94045676

vladyka José Francisco

Eparquia Ortodoxa São João Crisóstomo

Sediada em Petrolina para toda Bahia/Pernambuco e Piauí


  

Significant dates

2010 - Ordenação Diaconal

2011 - Ordenação Presbiteral

2015- Sagração Episcopal

2017 - Instalação da Eparquia em Petrolina